sexta-feira, agosto 28

Habilitando o Tethering no iPhone 3G/3GS sem Jailbreak [Windows XP/Vista/7]

Para o iPhone ser um telefone perfeito para mim, só faltava ter apenas mais um recurso: Ser um modem para meu lindo PC durante minhas viagens.

Não sou uma pessoa ligada a Mac, por assim dizer, então eu optei pelo iPhone devido aos posts já explicados anteriormente neste blog (desconsidere os desenhos, os posts tão lá embaixo).

E outro aspecto importante a ser mencionado aqui, é que eu estudei as possibilidades de Jailbreaking do iPhone e honestamente achei todas elas desvantajosas, pois o procedimento de Tethering via Jailbreak é muito mais trabalhoso do que o procedimento que seria original pela própria Apple, no sistema do iPhone. Portanto, ao meu ver, o que vale é a praticidade do procedimento.

Aliás, não quero ser um defensor da Apple mais do que eu já estou me tornando, mas a grande verdade é que eu não recomendo muito o Jailbreak. Pelo menos por enquanto.

E, cavalgando pelo google e pelo bing, achei uma solução para habilitar o tethering sem necessidade de fazer o jailbreak. É algo bem sutil, mas funciona.

Então vou demonstrar como se faz o procedimento, de forma descritiva, sem fotos, porque afinal, é o que dá pra fazer.

Usando o browser do seu iPhone (pode ser em Wi Fi ou 3g/Edge, tanto faz), vá nesse site aqui. Mas acesse-o do browser safari do seu iPhone, somente.

Nesse site você vai encontrar umas listagens de iPhone Help Center. Vai dedando para baixo até você encontrar o menu que fala sobre "Mobileconfigs" (embaixo de Tethering and Internet Settings), com um ícone azul. Se servir de referência, é o primeiro "Mobileconfigs" que tem, e tem logo ao lado um "download" escrito.

Então beleza. Clica ali, ele vai te levar para uma listagem de Países. Obviamente, o Brasil NÃO ESTÁ LISTADO. E antes que você saia correndo que nem um idiota, não adianta procurar a Tim Itália porque isso Não vai funcionar. Continua lendo aí.

Daí o que você faz: Escolha o último da lista - USA - e selecione a AT&T.

Instale o profile da AT&T.

Terminado a instalação, saia do browser, desligue completamente o iPhone.

Religue-o.

Vá em Settings > General > Network. Provavelmente o Internet Tethering vai estar ali, e em OFF.

Mas para o troço funcionar mesmo, tem uma mutreta antes para fazer.

Vá até o iTunes. Mande um Check for Update no iPhone Settings, ele vai dizer que existe um profile novo para adicionar ao telefone, e deixe ele colocá-lo.

Depois de sincronizado o iPhone, feche o iTunes, e desplugue o USB do PC (mas deixe o iPhone plugado na base dele ou no cabo dele).

Vá novamente em Settings > General > Network. Habilite o Tethering.

Se ele perguntar qual opção você deseja, peça "USB ONLY". (via Bluetooth eu não garanto)

Plugue o USB de volta ao PC.

Espere ele identificar o iPhone e o iPhone Network Adapter.

No iPhone, ele vai aparecer uma barra Azul, dizendo "Internet Tethering".

Abra o Browser e divirta-se!

E é isso.

P.S:

Ah sim: Eu testei e funcionou em 3 Plataformas Windows diferentes:

Windows XP 32bits num Acer Aspire One Netbook

Windows 7 x64 RC num Toshiba Sattelite e

Windows Vista x64 num Intel i7.

1 Comments:

At 14/9/09 1:59 PM, Blogger Dan said...

Olá,

Eu tenho um iPhone comprado recentemente e mandei atualizar o sistema. Foi instalada a OS 3.1 e não estou conseguindo fazer nada que aparece nos fóruns... Estou suspeitando que seja essa OS mais nova que proíbe essas ações. Já tentei instalar diversos perfis de APN, tanto da AT&T como você citou, da TIM, da VIVO, só que nenhuma delas aparece a opção de COMPARTILHAMENTO (Tethering) no meu iphone.

Vou ter que aguardar minha operadora (TIM) disponibilizar oficialmente uma atualização.

Obrigado.

 

Postar um comentário

<< Home