quarta-feira, agosto 19

Experiências iPhoneanas - Parte 2 - Fazendo a conta na Apple Store Americana

Um dos grandes desafios que eu encarei quando comecei a usar a porra do iPhone é poder usar a Apple Store americana. Não que eu não seja um cidadão brasileiro típico - realmente eu não sou porque ninguém mais é - mas porque o conteúdo da Apple Store Americana é muito melhor do que a Brasileira não só no que diz respeito aos podcasts mas aos conteúdos pagos e gratuitos, e segundo porque os releases americanos são mais freqüentes que os releases de apps brasileiros.

Aí, conversando com especialisas em iPhone que já tinham pelo menos 1 ano ou mais de convivência com o aparelho e eles falaram vários how-to's de lifehacker.org e afins dizendo que eu tinha que clicar num link promocional de free download de banda americana, daí fazer uma conta, daí pedir "no credit card/none" e assim sucessivamente.

Fuçando no iTunes Store em determinado momento procurando podcasts eu descobri como colocava a Apple Store americana, mas sem ter uma conta formada nos EUA com meu email e sem cartão de crédito, com endereço norte-americano. E isso eu tinha feito antes de receber o iPhone em minha humilde residência.

Mas aí quando o aparelho chegou, depois que eu pluguei e comecei a adicionar os aplicativos que eu já havia separado para usar, ele resolveu reverter para a Apple Store brasileira. Entrei em pânico (okay, exagero, mas fiquei meio triste) porque eu perdi todos os endereços e as opções da Apple Store americana, inclusive o recurso do iTunes U - que é um vínculo do estilo do Youtube.EDU com as universidades americanas com podcasts e videos universitários extremamente interessantes.

Eis que numa folga dessas aí entre vôos, amanheci, tomei 2 xícaras de café fortíssimas, empenhado e motivado para fazer uma conta na Apple Store de uma vez por todas. E eis o que eu aprendi:

1) Esqueça os tutoriais que dizem que você precisa pegar um código promocional americano. Isso até leva você a abrir uma conta na App Store americana, mas ele não vai te dar a opção de criá-la sem cartão de Crédito.

2) De preferência, tenha um endereço que você conheca nos EUA para colocar como referência. Eu usei um Hotel nos EUA. Tenha sempre um endereço coringa pra esse tipo de coisa. E se você tiver um cartão American Express, procure um endereço que tenha como ZIP Code as iniciais do ceu CEP brasileiro. Já já eu vou explicar o porquê.

3) Faça uma conta master no Gmail que você use com frequencia. Primeiramente porque gmail é foda. Segundo porque existe uma condição nos emails do gmail que se um email for mandado para nome.sobrenome@gmail.com é o mesmo que mandar para nomesobrenome@gmail.com, portanto, a intenção é fazer 2 contas na iTunes Store tendo como destino um mesmo email mas digitado na iTunes Store de maneiras diferentes.

4) Pois bem. Se você é um cara financeiramente independente e possui cartão de crédito, entre na iTunes Store e faça sua conta na iTunes Store brasileira. Terminado isso, faça seu logon, confirme se está tudo certo e faça o Logout.

5) Quando você fizer o Logout, ele voltará a página principal da iTunes Store brasileira, sem muitas novidades. A partir daí, scrolle a página para o final, e você vai ver um ícone do estilo "Selecione seu iTunes Store" e do lado vai ter "Brasil".

6) A partir daí, selecione a US Store que estará mais pro final do que para o começo. Ele irá mudar mas irá solicitar que você faça uma conta. A partir daí você pode fazer seu novo cadastro, onde você poderá utilizar a outra formatação do gmail (se você usou nomesobrenome@gmail na conta do iTunes Brasil, faça nome.sobrenome@gmail na iTunes US)

7) Inexplicávelmente, durante o cadastro - considerando que você adicionou um endereço válido norte-americano - ele vai te dar a opção de colocar "none" na opção de pagamento da conta do iTunes Store US. A partir daí, uma confirmação vai aparecer no seu email, e depois é só ativar sem problema algum.

E taí. Foi a solução que eu achei para esse problema.

1 Comments:

At 19/8/09 4:30 PM, Blogger Digo não Digo said...

Aeeee, americano. Vai mudar o nome pra Rock! :D

Coisas universitárias são legais, vídeos principalmente. Hehehe

Cara, eu tenho conta na Apple Store americana há tempos e acho que nem passei por tudo isso.

A merda é não poder comprar nada de lá. Isso que irrita, pois o conteúdo legal mesmo, só eles podem comprar.

Atchim!

 

Postar um comentário

<< Home