quinta-feira, março 2

Tá pensando em...

... ir num Motel pra curtir?

Pense duas vezes.

02/03/2006 - 14h00m
Banheiras de hidromassagem são potenciais antros de bactérias

Reuters

NOVA YORK - É melhor pensar duas vezes antes de relaxar os músculos em uma banheira de hidromassagem. Um novo estudo mostrou que as banheiras podem ser um ótimo ambiente para a proliferação de bactérias.

A médica Rita B. Moyer, especialista em microbiologia na Texas A & M University, testou 43 amostras de água de banheiras de hidromassagem públicas e particulares.

- Cada banheira testada apresentou algum tipo de proliferação microbiana - contou a médica. - Como eu só me detive aos poucos organismos que estava testando, é provável que o resultado seja apenas a ponta do iceberg do que realmente há nesses ambientes - completou.

De acordo com Rita, em 95% das banheiras havia bactérias de fezes. Destas banheiras infectadas, 81% tinham fungos e 34% continham staphylococcus, bactéria potencialmente fatal. A médica enfatizou que não fez testes virais.

Rita explicou que uma colher de chá de água de chuveiro normal pode conter aproximadamente 138 bactérias e muitas amostras são livres de bactérias. Já a mesma medida de água de uma banheira de hidromassagem pode conter, em média, mais de 2 milhões de bactérias.

Os canos interiores dessas banheiras não são filtrados, tampouco quimicamente tratados, e são áreas propícias para a proliferação e crescimento de micróbios potencialmente infecciosos, comentou a pesquisadora. Esses organismos freqüentemente formam uma "biopelícula" que apresentam grande resistência aos materiais de limpeza.

Quando os jatos de água são acionados, as bactérias ali presentes são jogadas na banheira.

- Devido ao movimento da água, um aerossol é criado, fazendo com que estes organismos viagem para dentro dos pulmões ou de outros orifícios, algo que não acontece numa banheira comum - explicou Rita Moyes.

As bactérias encontradas nas banheiras de hidromassagem podem levar a uma série de doenças, incluindo infecções do trato urinário, de pele e até pneumonia.

- Uma banheira quimicamente tratada pode não ser problemática para pessoas saudáveis, mas quem costuma sofrer com infecções devem considerar esse tipo de banho um fator de risco - comentou a médica.

O estudo foi publicado na revista "PM Engineer".

1 Comments:

At 3/3/06 11:22 PM, Blogger Digo não Digo said...

"De acordo com Rita, em 95% das banheiras havia bactérias de fezes."

Moral da história: LAVEM BEM A BUNDA, ANTES de entrar na HIDRO!!!

Acho que isso merece uma campanha nacional...

 

Postar um comentário

<< Home